Um pouco mais sobre Pierre Curie


         Consta que Pierre Curie não foi um aluno muito aplicado em seus primeiros estudos. Não frequentou a escola primária nem a ginasial, tendo sido educado em casa pelo seu pai, e nos primeiros anos da sua adolescência, revelou uma forte aptidão para a matemática e a geometria.
         Aos 16 anos, bacharelou-se em ciências e, aos 18 anos, já tinha obtido o equivalente a um grau superior, mas não seguiu imediatamente para o doutoramento por falta de dinheiro. Em vez disso, trabalhou como instrutor de laboratório.
         Pierre Curie foi o pioneiro no estudo da cristalografia, magnetismo, piezeletricidade e radioatividade. Foi um dos fundadores da física moderna.


(Marie e Pierre Curie em nota de 500 francos franceses - 1998)

         Em 1880, Pierre e o seu irmão mais velho, Jacques, demonstraram que se gerava um potencial elétrico quando se comprimiam cristais, a piezeletricidade, e esse comportamento dos cristais foi utilizado mais tarde em toca-discos e alto-falante.
         Antes dos seus famosos estudos de doutoramento sobre o magnetismo, concebeu e aperfeiçoou uma balança de torção extremamente sensível para medir os coeficientes magnéticos. Os investigadores que o seguiram nesta área utilizaram regularmente uma das variedades deste equipamento.


Enunciou em 1894 o "princípio universal de simetria": As simetrias presentes nas causas de um fenômeno físico também são encontradas nas suas consequências.
Em 1901, Curie chegou a submeter-se, voluntariamente, a uma experiência perigosa: deixou que uma pequena amostra de rádio (que é um elemento radiativo) causasse uma queimadura em seu braço. Fez isso para confirmar uma descoberta semelhante feita por Becquerel. Esse experimento incentivaria Curie a determinar numericamente a energia liberada pelo rádio: 140 calorias por grama a cada hora.



        Pierre morreu em 19 de Abril de 1906, ao sair de um almoço na Associação de Professores da Faculdade de Ciências, quando foi atropelado ao atravessar a Rua Dauphine em Paris durante uma tempestade. A sua cabeça foi esmagada pela roda de uma carruagem, escapando a uma provável morte por envenenamento por radiação, como a que veio a matar a sua mulher. 

0 Response to "Um pouco mais sobre Pierre Curie"

Postar um comentário