Ano Internacional da Química


        O Ano Internacional da Química foi uma iniciativa da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e da IUPAC(União Internacional de Química Pura e Aplicada). Com o slogan “Cheemistry our life, our future”, a comemoração foi aprovada no 63º Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, com o objetivo de celebrar as grandes conquistas da Química e sua enorme contribuição para o bem estar da humanidade. A ideia é uma comemoração global, que aproxime crianças, jovens e adultos através de atividades educativas e de divulgação da Química.


Definitivamente, é preciso apresentar, de maneira mais interessante, curiosa e em uma linguagem mais palatável, como a Química é importante, quão abrangente ela é no dia a dia, na dinâmica, nos seres vivos, no planeta e nos astros celestes; deixar mais claro seus inúmeros benefícios para a qualidade de vida e seu papel na energia, saúde, comunicação, agricultura e alimentação: suportes básicos da vida moderna.
O ano de 2011 coincide com o 100º aniversário de fundação da Associação Internacional das Sociedades de Química, proporcionando uma oportunidade para destacar a importância da colaboração científica internacional. Além disso, comemora-se o 100º aniversário do Prêmio Nobel em Química para Marie Sklodowska Curie, o que, de acordo com os organizadores, motivará uma celebração pela contribuição das mulheres à ciência.
Atenta a sua responsabilidade social e científica, a Sociedade Brasileira de Química(SBQ) uniu- se às sociedades cientícas internacionais desde o início da campanha mundial. A partir da reunião da IUPAC na América do Sul, ocorrida em Concepcion, Chile, em outubro de 2009, a SBQ vem liderando diversas ações. A SBQ apresentou e discutiu ações na reunião internacional da IUPAC/ ACS  ocorrida durante o Spring Muting, em São Francisco, CA, emmarço de 2010. Com a agenda bastante participativa em vários fóruns, esteve presente na FLAQ em Cartagena das Índias, Colômbia e, mais recentemente , na sede da Unesco, na Etiópia, África. Em todas estas reuniões os programas de atividades da SBQpara esta celebração vem merecendo destaque. Em 2011, a primeira foi a participação na abertura oficial do AIQ-2011, que se realizou em Paris nos dias 27-28 de janeiro, na sede da UNESCO.



Outro ponto que merece destaque nas ações conjuntas de comemoração pelo AIQ-2011 são as colaborações firmadas com setores profissionais importantes como a ABIQUIM e os CRQs (Conselhos Regionais de Química) . Com estes dois segmentos da produção e profissionalização química nos país, a SBQ vem  tendo uma atuação pró-ativa e bastante significativa.
A SBQ deu partida para o AIQ-2011 no ano de 2009: foi elaborado um projeto com inúmeras ações de divulgação, a partir do qual foi iniciada a busca para seu fundamento. Cabe agradecer o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia, especialmente ao Departamento de Popularização e Discussão da Ciência e Tecnologia. Foram submetidos aproximadamente 200 projetos vindos de todo país, de alta qualidade, o que mostra a preocupação e o envolvimento da comunidade científica brasileira com os aspectos relacionados à divulgação da Química. 
Em relação a SBQ e suas ações, a primeira atividade, lançada ainda em 2009, foi um concurso para um selo nacional. Foram submetidos mais de 50 projetos, onde concorreram designers, profissionais da química e estudantes em geral. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão mista, com membros da área de química e do design gráfico, a partir do qual foram classificados os dez primeiros. O selo vencedor, reunido ao selo internacional, passou a compor os periódicos da SBQ e pode ser vizualizado em seu site.
Foi também feita uma chamada aberta pela Internet à comunidade acadêmica, para a participação na construção de um DVD de experimentos, focado para a sala de aula dos ensinos fundamental e médio. Foram recebidos em torno de 40 experimentos, alguns novos, outros adaptados de fontes com a Química Nova na Escola e o portal da Royal Society of Chemistry. Destes, permaneceram aqueles mais viáveis para implementação em sala de aula, ou seja, sem aquecimento excessivo ou uso de produtos tóxicos , que não produzissem resíduos impossibilitados de descarte no lixo comum e que  fossem seguros para manipulação. Neste contexto, surgiu o DVD “A Química perto de você: experimentos para a sala de aula do ensino fundamental e médio”.



Os processos químicos em sua maioria geram resíduos indesejáveis. Muitas operações envolvem etapas de riscos. Há uma grande pressão para a redução das emissões de CO2 e poluentes para os próximos anos. Com ao fracasso até agora visto nas reuniões sobre o clima do planeta, com a má vontade das grandes potências e interesses poucos claros dos países em desenvolvimento, fica a pergunta: qual o papel dos químicos nisso tudo? A melhor resposta envolve, sem dúvida, a educação. Bons químicos são capazes de desenvolver novos processos mais limpos e inteligentes, atendendo os princípios da Química Verde:  economia de átomos,produtos e processos mais seguros, redução do gasto energético, matérias-primas renováveis e prevenção de perdas (redução de emissões, resíduos e efluentes).
Uma boa educação deve ser capaz de imprimir nos jovens conceitos sólidos sobre matemática, português, ciências, e uma ênfase em ética. Cada um de nós precisa se conscientizar de seu papel nas condições atuais e futuras do planeta. Não se basta pensar que só a Química desenvolverá um processo limpo e estará tudo bem. A Química pode gerar uma bolsa reciclável, mas para reciclar se exige novamente muita água e energia. Estamos num ritmo desenfreado  de consumo, que implica muita água, muita energia e muito resíduo, ou seja, a idéia mais plausível é aproveitar conceitos de bem-estar, de aceitação social, de beleza e, principalmente, de valor à vida. Educar o egocentrismo. O planeta precisa de ajuda e dependemos dele para viver. Nossos imediatismos precisam ser urgentemente revistos.
Um portal foi criado para divulgar as ações do projeto e ser um canal de comunicação com a sociedade, através do endereço www.quimica2011.org.br.


0 Response to "Ano Internacional da Química"

Postar um comentário