Um pouco mais sobre Marie Curie

  Marie Curie, dentre as mulheres que fizeram Ciências, talvez seja a mais conhecida, principalmente por suas muitas descobertas. Foi a primeira a utilizar o termo radioatividade, a primeira mulher a receber o título de Doutora em Ciências na Europa, a única ganhadora de dois prêmios Nobel em uma mesma área, a pioneira em estudos com o Radio e o Polônio, contribuindo profundamente na compreensão da radioatividade. Foi também a primeira mulher a lecionar como professora e líder de grupo em laboratório na Universidade de Sorbonne em Paris e a primeira mulher que foi membro da Academia Francesa de Medicina. 




(Moedas e nota com  Maria Sklodowska-Curie, 10 zlotis poloneses em 1967.)
Recebeu 15 medalhas de ouro, 19 graus, e muitas outras honras. Foi a primeira mãe de uma ganhadora do prêmio Nobel, que também tinha ganhado o mesmo prêmio (sua filha mais velha, Irène Joliot-Curie, ganhou um prêmio Nobel de Química em 1935, pela demonstração da existência do nêutron, e a descoberta em da radiatividade artificial). Foi a primeira mulher sepultada sob a abóbada do Pantheon, em Paris, por seus próprios méritos.


(Selo de Dahomey - Casal Curie e a descoberta do Radio)
(Selo francês - Marie Curie e o Ano Internacional da Química 2011)

Foram feitos um filme (“Madame Curie” – 1943), dois telefilmes ("Marie Curie: More Than Meets the Eye" - 1997 e "Marie Curie - Une certaine jeune fille" - 1965) e uma minissérie francesa ("Marie Curie, une femme honorable" – 1991) sobre a vida e descobertas de Marie.

(Madame Curie - 1943)

(Marie Curie: More Than Meets the Eye - 1997)

O elemento 96 da tabela periódica, o Cúrio (Cm), foi batizado em honra ao Casal Curie.




Algumas citações de Marie:


• "Um cientista em seu laboratório não é um mero técnico: é também uma criança que confronta os fenômenos naturais que o impressionam como faziam os contos de fada."


• "A vida não é fácil para nenhum de nós. Mas e daí? Nós devemos ter perseverança e sobretudo a confiança em nós. Devemos acreditar que nós seremos agraciados por algo e que esta coisa deve ser alcançada."


• "Nada na vida deve ser temido, deve ser compreendido somente."


• "Nunca observe o que foi feito; veja somente o que permanece a ser feito."


• "Um de nossos prazeres deveria ser entrar em nossas oficinas à noite; então, tudo em torno de nós, nós veríamos as silhuetas iluminadas dos béqueres e das cápsulas que contém nossos produtos."

0 Response to "Um pouco mais sobre Marie Curie"

Postar um comentário